Terapia

Entrar num processo de terapia é poder dar para si mesmo um presente muito valioso – é quando você decide não sofrer mais sem ter do seu lado alguém capaz de acolher, apoiar e dar suporte sem julgar.

De fato, é o medo de sermos criticados, julgados, rejeitados e abandonados que faz com que nos isolemos e não falamos sobre nossos sentimentos.

E sentimentos são tão humanos!!

Partilhar com alguém teus sentimentos e pensamentos mais íntimos e secretos sem medos, é ter novamente a sensação de ser cuidado e protegido, com a certeza de que não será traído, humilhado e ridicularizado. Nem sempre é uma viagem fácil. Olhar de frente para dentro de nós e encarar o que tentamos desesperadamente esconder, é uma tarefa difícil, que exige coragem e muita determinação. Portanto, não se sinta fraco e nem frágil por estar em terapia ou pensando em fazer terapia.

No meu processo terapêutico, eu me tornei mais humana, menos perfeita, aprendi a respirar melhor e compreender as dores do meu corpo. Passei a aceitar a dor e meus momentos difíceis como uma conseqüência do meu crescimento e não a causa da minha infelicidade. Não luto mais contra meus sentimentos. Ao contrário, eu os recebo como parte de mim, que estão aí para me proteger ou falar algo, e que precisam de minha atenção e do meu controle. Assim como vêem, eles se vão, até o próximo encontro.

Aprendi que não posso escolher o que sinto, mas posso decidir o que fazer e a quem mostrar o que sinto.

Lembre sempre que a única pessoa que jamais vai te abandonar e sempre estará contigo, nesta jornada de vida ou além dessa, é você mesma. Portanto cuide-se, ame-se, conheça-se. Terapia é o melhor presente que você pode dar a si mesmo(a).